13 de ago. de 2008

Raid Penamacor - Serra da Malcata - Penamacor

A saída estava prevista para de manhã cedo, já com tudo preparado de véspera, mas a visita matinal do Inverno adiou a saída para a tarde. Assim arranquei em direcção a Penamacor por um trajecto com um trilho novo fantástico, muito estreito e rodeado por muros. A entrada em Penamacor é feita pelo lado sul, em alcatrão, sendo que a subida a um dos pontos mais altos, a piscina, em "pavé", seria directa desde o ponto mais baixo. Mudança engrenada e toca a pudalar até ao alto, com a zona histórica à vista, chega-se ao alto e desce-se para a saída mais a norte, em direcção aos trilhos. O trilho inicia-se logo com uma bela "parede" que, para não variar, desce-se logo de seguida. O cheiro a queimado intensificava-se e o fumo avistava-se... um incêndio. O som das hélices dos motores dos Canadair faziam-se ouvir. Chego a Meimoa. Surgiam os campos refrescantes de milho com mais de 2 metros de altura e algumas passagens de água, sempre apreciáveis nesta altura. Com uma ligeira correcção no track a certa altura deparo-me com uma parede gigante, com as éolicas em pano de fundo. Estava perante a Barragem de Meimoa. Entro oficialmente na Reserva Natural da Serra da Malcata. O single em redor da margem é fantástico, sempre com o canal em fundo e os contornos em espiral das margens. A subida inicia-se pelo Percurso do Sobreiral. Subida longa, suave, com alguma pedra, e sempre com a barragem à espreita. A chegada ao alto e ao fim do Percurso é o ponto alto deste Raid... Fui completamente devorado pela paisagem assombrosa que me aguardava com serras e vales a perder de vista... IMPRESSIONANTE!! Confesso que não fui capaz de avançar durante alguns minutos tal era o impacto. Lá tive de seguir pois o sol não espera pela noite. Atravessei a Serra em direcção a Penamacor. A ligação final para a Aldeia seria pelo track do GR22, mas cedo tive de alterá-la visto este track passar por uma propriedade de uns animais com os quais não tenho interesse em contactar pessoalmente. Segui então pelo caminho agrícola do Carril, um caminho fantástico pelo meio dos campos paralelo ao da GR22 e que poderá servir de alternativa. 55 km de puro prazer.

Unknown disse...

Belas fotos! De meter inveja a qualquer amante do BTT!!!