28 de jul. de 2009

One Shot 2009 – Travessia de Portugal na Horizontal em BTT, 27 Junho de 2009



Já está é o que mais me apetece dizer, depois de vários meses de preparação do Track e das pernas, para o desafio de atravessar Portugal na horizontal por trilhos em apenas um dia.

Uma travessia totalmente em Low Cost, organizado pelo Team Incha Power, no passado dia 27 de Junho com dormida na Torre de Menagem do Castelo de Monsaraz, gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Monsaraz, e guiada por GPS.

Fomos oito alucinados ao inicio, e fomos oito os alucinados no final, mais conhecidos por, Pão Mole, Jorge Maria Bolacha, Incha Telmix, Armando, Ricky Rock, Apismel, Noddy, e Funride.

Tirando 2 pneus rasgados, algumas ameaças de furo, umas quantas dores nas pernas e muito vento frontal, que nos refrescava a junta da cabeça, correu tudo muito bem, e todos ficamos com a memória RAM carregada de BTT, e de paisagens deslumbrantes, bem como uma enorme travessia, para contar aos nossos netos.




Tudo começou no Castelo de Monsaraz por volta das 6h45 da manhã, ao km 0 desta travessia, que durou para o dia inteiro, e nos levou por trilhos até às belas praias da Costa da Caparica, ao longo de cerca de 220km.

Deixo o relato de alguns participantes:

Por Apismel “Jorge Sousa”

“A distância a que nos propúnhamos atingir era tão grande que ao princípio ninguém pensava nela, pela necessidade de manter a mente a pensar coerentemente optamos por pensar só no pequeno-almoço em Évora. Coisa pouca, 60 e tal km eram o nosso objectivo.
Realmente foi uma distância curta mas com paisagens soberbas. Mais uma vez o Alentejo nos presenteou com as mais belas paisagens que se pode imaginar. Já estávamos a alguma distância de Monsaraz e olhei para o castelo, tudo continuava a perecer um sonho.”



Por Pão Mole (Joaquim Albuquerque)

“ Como este não era um desafio qualquer, resolvemos almoçar na Casa Branca…
...a moral continuava em alta e o objectivo estava agora mais perto...
Algures a seguir a S.Cristovão foi o pior momento para mim, quando por acaso descobri um rasgão no meu pneu. Andei uns km sempre a pensar quando é que era o fim. Poucos km passados desta descoberta o Funride com o mesmo problema. Felizmente que duraram até ao fim.
Perto do Poceirão alguns trilhos com areia, mas nem que fossem pregos, estávamos decididos a chegar ao fim e afinal só faltava 50/60kms. “



Por Jorge Maria Bolacha (Jorge Carvalho)


“…Estava na altura de vestir os calções de banho e levar a toalha da praia às costas. Foram 20 km de puro divertimento. Enquanto uns faziam manguitos ao tracks, outros riam-se que nem uns perdidos. Ali, na hora, deu para ver a personalidade forte da cada participante. Era fácil telefonar ao Caro Patrulha e abandonar o barco, mas essa questão nunca se colocou. Estávamos firmes e hirtos, mesmo apesar de termos escalado várias vedações, a moral estava em alta.

A Lycra tinha voltado ao corpo e o Mega Rolanço também. Estávamos a 40 quilómetros do fim e já se sentia o sabor da conquista. No Poceirão foi a ultima grande paragem para reabastecer de ISOS e HIDROS e tudo o que tem a ver com cores dentro da água.
Os trilhos eram tão, mas tão planos que até metiam medo. As médias eram altíssimas, o que poderei provocar uma diarreia pernal, mas não. O corpo estava forte e as pernas estavam connosco.

Pinhal Novo foi conquistado. Os trilhos já eram conhecidos de todos e assim facilitou a psico para chegar ao fim. Penalva apareceu logo a seguir. Coina apareceu no horizonte. Só faltavam 15 km e estes foram sempre a abrir.

Como dizia alguém, ao fim de 200 e muitos km ainda conseguia andar mais depressa que nos dias em que fazia 30 km.

O mar já se via no horizonte e a sensação maravilhosa de acabar um dia Épico estava no auge.

Falta só descer as escadas e deslizar pelo alcatrão até ao MAR.

Estava feito um grande Feito. Tínhamos conseguido todos.

Todos tínhamos sentido as mesmas sensações, os mesmos medos, as mesmas alegrias, as mesmas angústias. E foi isso que nos fez, a todos, ter sobrevivido a esta aventura.”



1 De Julho de 2009
Ricky Rock

Todas as fotos em:

http://s279.photobucket.com/albums/kk144/AsDoPedal/One%20shot%202009%20Realizado/?albumview=slideshow#/grid